Destaque do ano 2021 Categoria Regional Ex-prefeita Maria Mazzarello a primeira e até agora, a única mulher prefeita de Rodelas

14/09/2021 12:10

Maria Mazzarello Soares dos Santos, filha de Manuel dos Santos Soares Sá e Moura e de Mariana Soares D’Assunção Ramos Gonçalves da Fonseca, nasceu e vive em Rodelas, Bahia.

Manuel dos Santos foi, durante mais de 40 anos, o maior Líder e Empresário de Rodelas, sendo conhecido como o O DELMIRO GOUVEIA DO ANTIGO SERTÕES DOS RODELAS.

Foi um extraordinário visionário empreendedor, um MESSIAS DA CULTURA E DAS ARTES e uma verdadeira locomotiva econômica, social e política, bem fora de série.

Na década de 1920 importou da Inglaterra uma Caldeira (a mesma máquina a vapor que movimentava trem e navio) e outros equipamentos destinados a beneficiar e a enfardar algodão. Edificou um amplo e pomposo Prédio de dois andares, num maior quarteirão de construção da então Vila de Rodelas.

A Caldeira também movimenta um Engenho que produzia caldo de cana, mel, rapadura, batida e alfenim. Igualmente movimentava uma pequenina fábrica de farinha de mandioca.

Todo esse conjunto produtivo proporcionava dezenas de empregos diretos indiretos na região.

Na mesma década, implantou, com seus próprios recursos, a Primeira Banda Musical de Rodelas, que fez suas estreia em 1926. Pagou o Professor-Maestro e adquiriu todos os instrumentos musicais. Alguns instrumentos foram pagos pelos músicos, outros foram doados e um Trombone foi devolvido. Ainda o temos guardado.

Contratou, com seus próprios recursos, na metade dessa mesma década, ALICE CANTARELLI, nascida em Itacuruba, Pernambuco, como a PRIMEIRA PROFESSORA DIPLOMADA DE RODELAS, assim se registrando na História de Rodelas.

Foi eleito, por duas vezes seguidas, o Vereador mais votado não só de Rodelas como em todo o Município de Gloria, de que Rodelas era Distrito.

Legou essa sua liderança aos genros Manoel Moura e Juviniano Moura, que foram eleitos como os Vereadores mais votados em Rodelas e no povoado de Penedo, respectivamente, registrando-se Manoel Moura como o mais votado do Município de Gloria, ao qual Rodelas pertencia.

Sequenciando essas potencialidades de liderança, seu filho Miguel Soares dos Santos foi eleito o Vereador mais votado de Rodelas e de Glória.

Maria Mazzarello concluiu o Curso Primário no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, Pernambuco e prosseguiu seus estudos no Colégio de Freiras Alemãs em Triunfo, Pernambuco.

Formada e já Professora do Estado da Bahia, em Rodelas, com os falecimentos de seu pai e de seu irmão mais velho, assumiu, com sua mãe e seu irmão João Bosco, Advogado e Professor, o comercio e as administrações das três fazendas da família.

Com a Emancipação politica de Rodelas, no dia 31 de Julho de 1962, seu cunhado Manoel Moura, o mais forte na luta pela Emancipação de Rodelas e colaborador forte na Emancipação de Paulo Afonso, somou, ampla e fortemente, elementos e condições para ser escolhido como único candidato e assim foi eleito pacificamente.

No segundo ano de sua Gestão Municipal, Manoel fundou o Colégio Nossa Senhora do Rosário, o primeiro da região, e Maria Mazzarello, ainda bem jovem, foi nomeada sua primeira Diretora.

Nomeada Coordenadora Estadual da Educação do Município de Rodelas, deixou a Direção do Colégio, função que vinha exercendo gratuitamente, apenas pelo prazer de servir à população e colaborar com a Gestão Municipal de seu cunhado.

Firmado Convênio entre a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO E O COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, voltou a dirigir o Colégio como DIRETORA, REMUNERADA PELO ESTADO. 

Em 1972 foi eleita Vereadora e Presidente da Câmara Municipal.

Em 1981 viu ser cogitada sua candidatura para Prefeita, o que não se concretizou; o “Machismo” venceu, mas foi Eleita Vice-Prefeita.

Desligou-se do grupo pelo qual foi eleita e criou o seu próprio grupo politico.

Lançou-se candidata e foi eleita Prefeita em 1988, vencendo o candidato do então Prefeito, de quem era Vice-Prefeita.

Registrou-se na História de Rodelas como a PRIMEIRA E, ATÉ AGORA, A ÚNICA MULHER PREFEITA DE RODELAS.

Foi a Primeira Prefeita da Nova Rodelas.

Encontrou um Município sem dinheiro, com muitas dividas, salários atrasados de todos os funcionários, sem nenhum carro, sem ambulância, E COM CENTENAS DE PROBLEMAS PARA RESOLVER.

Todo o Município estava em construção. 

Nenhum metro de pavimentação. Esgotos ao céu aberto. Casas concluídas ou ainda não concluídas, já se rachando e se desmoronando.

A sede Municipal sem muro nem cais de proteção e com muitas erosões. Prédios escolares inconcluídos em todo o Município. O sistema de Saúde era um caos. Os agricultores ociosos e ansiosos para receber suas glebas de terra. O comércio ainda bem frágil e insuficiente para atender toda a população do Município.

A inflação monetária seguia batendo recordes todos os dias.

O Governador do Estado, sendo de partido contrario ao da Prefeita, não liberava qualquer verba e ainda atrapalhava a Gestão de Maria Mazzarello por todos os meios e formas.

Mas, mesmo assim, Maria Mazzarello concluiu 52 obras em todo o Município: construiu, em acréscimo, uma sala de aula em cada uma das escolas do Município e escolas nos povoados onde a Chesf não as construiu. Construiu em cada povoado uma Quadra de Esportes e um Posto de Saúde. Estimulou e ampliou o gosto e a prática de esportes, distribuindo camisas, prêmios e até pagando viagens para disputas de jogos em outros municípios.

Construiu o Cais na beira rio.

Criou a Comarca de Rodelas. Pavimentou mais de 100.000 metros quadrados. Reformou todo o Sistema de Iluminação da sede municipal.

Comprou, com recursos municipais, a PRIMEIRA AMBULÂNCIA DO MUNICÍPIO.

Conseguiu reabrir as agências do Banco do Brasil e do Baneb.

Construiu a Praça da Prefeitura com recursos municipais e a Praça Principal com a ajuda da Chesf.

No seu Governo, Rodelas celebrou e festejou a ORDENACÃO DE SEU PRIMEIRO E ATÉ AGORA ÚNICO FILHO PADRE: Padre Mazinho.

Apoiou forte, ampla e continuadamente toda a população nas reivindicações junto à CHESF, incalsavelmente antes e depois do fechamento das comportas da Hidroelétrica de Itaparica.

Fez um Governo Pacífico, servindo, sem distinção partidária, com justiça e responsabilidade, toda a população.

Conseguiu eleger seu sucessor com uma ampla frente de votos.

Conseguiu carrear para o seu candidato a Deputado Federal José Lourenço,a maior votação proporcional de toda a história rodelense.

Foi e é considerada a segunda melhor Prefeita de Rodelas, perdendo apenas para MANOEL MOURA, O PRIMEIRO PREFEITO DE RODELAS.

Ao fazer seu sucessor, foi nomeada como Secretária Parlamentar na Câmara Federal em Brasília onde ficou por 6 anos.

É professora aposentada, continua a ser política e jamais deixou de servir a população, sempre que é procurada, dentro dos limites do possível.

Quero deixar aqui o meu agradecimento e um forte abraço a todos os internautas que votaram em mim.