Destaque do ano 2021 Categoria Regional Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Macururé Joana Silva

29/09/2021 09:55

 Nascida em Macururé-BA, em 11 de fevereiro de 1981, filha de Ambrosio Antonio da Silva e Maria Pereira dos Santos, ambos juntamente com outras pessoas foram fundadores do Sindicato, e ela cresceu no meio rural e urbano com sua mãe e mais 5 irmãos até os 12 anos, com os aproximados 13 anos iniciou sua atividade trabalhista como voluntário no Pólo Submédio São Francisco como intercambio juvenil, se destacando como voluntária, após 6 meses, foi convidada pelo o Sr Ademar representante do Polo Sindical em Paulo Afonso a prestar serviço na sede do sindicato onde a mesma ficou designada para fazer os encaminhamentos de aposentadoria, foi dai que se desencadeou o seu amor pelo o movimento sindical, formada em Pedagogia no ano de 2016, iniciou  Pós em Neuropsicológica em 2018, eleita Diretora Sindical do Polo Mandacaru da Região de Ribeiro de Pombal-BA onde fez crescer ainda o interesse e carinho pelo o movimento sindical.

Joana é mãe de 4 filhos, um deles é especial, tem também outro filho cárdico. Ela conta muito com o apoio da sua família, principalmente seu esposo Jucivan e sobrinhos a quem agradeço sempre a Deus por eles fazerem parte da sua vida. Embora tenha enfrentado algumas dificuldades, em momento algum pensou em desistir de lutar pelos seus  ideais que é ver sua família unida e os trabalhadores com seus direitos garantidos.

Em 2017 aconteceu uma grande perca o falecimento da sua mãe Maria Pereira dos Santos a quem a mesma se espelhava pela sua garra e determinação e por ser uma das fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Macururé.

Joana é empenhada, determinada e lutadora pelos direitos dos trabalhadores e foi escolhida pelos associados juntos com a direção remanescente por unanimidade que decidiram escolher ela para dá continuidade ao legado deixado pela sua mãe a guerreira Maria Pereira dos Santos conhecida popularmente por Lia do Sindicato a representá-los juntos aos órgãos competentes. Em 2019 havendo pleito eleitoral foi candidata única, foi eleita conforme rege o estatuto, assim dando continuidade aos trabalhos dos seus pais até hoje dentro das normas que rege o Sindicato.

Seu desafio é resgatar a cultura dos nossos agricultores dentro da sua própria localidade e trazer os jovens para dentro do movimento.