Destaque do ano 2021: Érico Almeida é o escolhido do público na Categoria Secretário Municipal de Macururé

20/08/2021 14:41

Filho de mãe professora e pai comerciante, ÉRICO ALMEIDA SOUZA nasceu na cidade de Macururé, cidade do interior do estado da Bahia, em 15 de março de 1985.  Seu pai hoje é motorista da SAMU no município de Macururé e sua mãe professora na Creche Rosalina Maia também neste município. Casado com Janielma Cruz de Araújo Almeida tem três filhas.

Residiu em Serrinha-BA, Macururé-BA e Salvador-BA, sempre foi muito dedicado aos estudos desde criança muito incentivado por seus pais. Em Macururé e Salvador estudou em escola pública, cursou o primeiro ano do Ensino Fundamental no Grupo Escolar Senhor do Bonfim, transferido no ano seguinte para o Colégio Estadual de Macururé. Parte do ensino médio no Colégio Estadual Professor Romulo Almeida em Salvador e Colégio Estadual de Macururé.

Iniciou sua vida acadêmica na CESVASF – Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, onde cursava licenciatura em Geografia, no entanto devido a problemas de saúde teve que se afastar e desistir do curso. No ano de 2012 concluiu o curso de Licenciatura em Matemática pela FACE – Faculdade de Ciências Educacionais. No ano de 2019 concluiu o curso de Bacharel em Engenharia Civil pela UNIAGES – Cidade Universitária de Ciências Humanas e Sociais, e mesmo com vários problemas de saúde na época, passando entre cirurgias e internações ainda conseguiu o feito de uma média superior a 9,0 pontos em seu histórico de notas, considerada bastante elevada para categoria do curso, estagiando na Casa Nobre em Paripiranga e na Prefeitura Municipal de Canudos-BA.

Entre sua vasta habilidades profissionais o Engenheiro e matemático Érico Almeida Souza se destaca na área das ciências computações com domínio tanto de softwares como hardwares, é programador de softwares comerciais e jogos para PC (Personal Computer). Pós-graduando em Metodologia do Ensino da Matemática e Física.

Na área da Construção Civil e Engenharia é engenheiro com habilidades em BIM (Building Information Modeling), projetos, execução e gestão de obras, onde ainda na Faculdade participou de palestras e lecionou duas disciplinas para o curso de engenharia, também atuou em outras faculdades, foi professor homenageado na cerimônia de conclusão de curso em uma delas.

Tem um vasto currículo profissional, trabalhou como professor substituto no Colégio estadual de Macururé-BA, Concursado em primeiro lugar pela prefeitura de Macururé. Atuou como Monitor de Curso pela Work’s Sistemas. Foi professor de nível superior pela FACEC/IDEB. Atuou como Diretor do Departamento de Administração e Recursos Humanos na Prefeitura Municipal de Macururé onde informatizou todo departamento. Foi Diretor do Departamento de controle de Fiscalização de Obras Públicas, onde com seu grande conhecimento de Engenharia e Gestão também informatizou o departamento implantando o sistema de Iluminação, gestão de projetos e estoque e almoxarifado de materiais. Foi professor no Grupo Escolar Navarro de Brito até ser chamado pelo atual prefeito para está à frente da Pasta da Secretaria Municipal de Infraestrutura como Secretário.

Quando assumiu a Secretaria Municipal de Infraestrutura tinha como principal desafio resolver o problema crônico de água no município, iluminação, urbanização, estradas e melhorar a qualidade de vida da população.

Atualmente o Engenheiro Érico Almeida Souza é Secretário Municipal de Infraestrutura na Prefeitura Municipal de Macururé, leciona cursos voltados para engenheiros e de Idiomas, além de administrar um grupo de Engenheiros que desenvolvem projetos e executam obras privadas.

Quando perguntado o que o motiva, o engenheiro e Secretário de Infraestrutura Érico Almeida Souza afirma que “Quando você faz o que gosta, não precisará trabalhar um único diaem sua vida” e “Existe espaço para todos, não devemos lutar pelo lugar, mas por um lugar no mundo”.