Famílias Aracuã, Benvindo, Cláudio, Russos e Nogueira participam da 13ª missa pela paz em Riacho Pequeno

11/03/2013 13:03

13ª Missa pela paz em Riacho Pequeno

Sertão VIP, paulo henrique


 

(Foto: Sertão VIP)
A 13ª Missa pela PAZ que hoje é símbolo do acordo feito pelas famílias Aracuã, Nogueira, Cláudio, Benvindo e Russos foi celebrada por volta das 09h30min de hoje [domingo 10], no distrito de Riacho Pequeno no município de Belém do São Francisco pelo bispo diocesano de Salgueiro d. Magno Nunes e o Pe. João Dioclécio da paróquia de Belém do São Francisco.

13ª missa de acordo de paz(Foto: paulo henrique).



Desembargador do TJ-PE Dr. Antônio Carlos
Entre os muitos convidados para participarem da missa estavam, o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Dr. Antonio Carlos Alves da Silva, representante do TJ pernambucano, o deputado estadual Rodrigo Novaes, o prefeito de Belém do São Francisco Dr. Gustavo Henrique Granja Caribé, os vereadores belemitas Vandinho Marcula, Dr. Henrique Marcula, José Neto,

Dr. Batista, Quincas de Valdivino, o secretário de educação prof. Hélio Roberto, secretário de governo Roberval Aguiar e o ex-prefeito João Licínio Lustosa.
De Cabrobó compareceram os vereadores Barná Russo, Paulo Gonçalves, Ramsés Sobreira, José Nilson Novaes, Claudenor Novaes e Lili. De Abaré/BA compareceu o vereador João Bernardes
Representando as famílias estiveram Vavá Aracuã, Rogério Aracuã, Joselito Nogueira, José Neto, Barná Russo e Peu de Cláudio.
d. Magno Nunes e o Pe. João Deoclécio(Foto: paulo henrique).

d. Magno Nunes e o Pe. João Deoclécio
Logo no inicio da celebração, o bispo Dom Magno Nunes se dirigiu as famílias levando uma mensagem de fé e de paz quando disse que: “O acordo de paz é uma boa nova, uma boa noticia, e celebrar 13 anos desse acordo de paz, depois de ouvir os depoimentos de tantos familiares que estão disponíveis a dar a vida para que este acordo ele permaneça e se ensine também as crianças, aos jovens dessas famílias, é momento de a gente agradecer a Deus e pedir, que o nosso bom Deus continue abençoando a cada uma dessas pessoas para que Deus possa fomentar no coração de todos, a PAZ”.
deputado rodrigo novais(Foto: paulo henrique).


Deputado Estadual Rodrigo Novaes
Também presente a 13ª Missa pela paz das famílias, o deputado estadual Rodrigo Novaes se reportou ao passado quando disse que o passado está apagado, os conflitos foram resolvidos com a chegada do acordo da paz entre essas famílias e que o importante de tudo isso é que as famílias que antes estavam em conflito hoje se encontram para celebrar a paz e se abraçam, eles estão presentes dia após dia sempre renovando esse compromisso assumido e transmitindo essa mensagem de paz aos filhos e netos, os jovens de hoje que serão os responsáveis pela manutenção dessa paz para que ela seja duradoura, eterna.
Para o deputado Rodrigo Novaes algumas pendências na Justiça faltam ser resolvidas, mais vai se chegar a um denominador comum, o apoio dado pela igreja católica também foi e continua sendo fundamental, disse Rodrigo, “estarei aqui todos os anos, sempre que acontecer a celebração dessa missa que se transforma em encontro de famílias que se confraternizam pela paz, sempre que for convidado aqui estarei”.
Todos os representantes das famílias falaram de publico das suas alegrias pelo cumprimento do acordo e se abraçaram dando as mãos uns aos outros traduzindo um sentimento fraterno e levando aos jovens a mensagem e a responsabilidade do acordo.
Em um pequeno e emocionante pronunciamento, o ex-vereador Joselito Nogueira disse de sua felicidade por esta missa está sendo celebrada em Riacho Pequeno, entre os seus familiares, recebendo em sua casa todas as famílias agora amigas e chegou a dizer que: “Se necessário for pagarei com a minha própria vida para que esta paz seja mantida entre as nossas famílias, que os jovens, os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos possam sentir orgulho de todos nós que em um passado não muito distante, vimos que o que mais nos interessava era chegar a este acordo, buscar a paz, e para isso foi necessário, sentir Deus em nossos corações”
O desembargado representante do Tribunal de Justiça de Pernambuco, usando da palavra disse que o presidente do TJ logo que recebeu o convite se sentiu honrado e o designou para representa-lo no evento religioso.
Ele disse que o importante desse pacto pela paz é esquecer os problemas do passado e transmitir a todos essa renovação do pacto para os seus descendentes, os seus adolescentes.
Concluiu falando que se sentiu muito honrado, gratificado por comparecer ao ato, até porque se considera um belemita por ser casado há 35 anos com uma belemita.
A Imprensa local e regional esteve presente, de Belém do São Francisco o Jornal GAZZETA DO SERTÃO, a rádio Educadora-AM e o site www.SertãoVip.com.br, de Cabrobó o blog do Didi Galvão.
Nesta segunda-feira ao meio dia, nós estaremos mostrando no programa Espaço Aberto as entrevistas feitas com autoridades e familiares que participaram da missa.

 

Redação do chorrochoonline.com
Postado por Blog do GAZZETA DO SERTÃO