Deputado diz que "PM de Paulo Afonso abusou de autoridade em Santa Brígida" e pede "punição dos responsáveis"

07/02/2013 14:23

A POPULAÇÃO DE SANTA BRÍGIDA ESTÁ REVOLTADA 

 
image
Crédito: Divulgação

 

A população de Santa Brígida, na região polarizada por Paulo Afonso, está revoltada com uma ação da Polícia Militar da Bahia, na cidade, praticada na noite desta quarta-feira, 06. Segundo relato do prefeito Gordo de Raimundo, do PT, “a PM, sob comando do tenente coronel Josemar, praticou todos os tipos de abusos contra cidadãos de bem na cidade – com direito a agressões verbais e físicas, inclusive a um adolescente que já prestou queixa e realizou exame de corpo delito -, numa atitude inesperada e sem qualquer aviso à Prefeitura, deixando o povo de Santa Brígida completamente revoltado, especialmente pelo fato de os policiais terem sugerido que o evento era realizado com o apoio da prefeitura”.


De acordo com o prefeito, “os PMs chegaram a Santa Brígida vindos de uma solenidade em que esteve presente o governador Jacques Wagner, no município de Novo Triunfo, ainda nesta quarta-feira, 06, solicitando, à prefeitura, combustível para as viaturas, sem qualquer tipo de consulta ou aviso sobre o que, logo depois, pretendiam realizar na cidade, para depois promoverem a repulsiva – e sob todos os aspectos – condenável atitude contra a população de Santa Brígida, repercutindo de forma bastante negativa para a Prefeitura e para o governo do estado, que não compactuam com tais abusos”.


Para o deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, “a ação policial denunciada pela população e pela Prefeitura de Santa Brígida não se coaduna, de forma nenhuma, com a orientação dada pelo governador Jacques Wagner, nem pelo Comando Geral da Polícia Militar, nem pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, e exige uma imediata punição aos que praticaram esse abuso de autoridade em Santa Brígida”. Josias está encaminhando ao Secretário Chefe da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, ofício solicitando imediata apuração dos fatos e punição dos responsáveis.


Na sequencia, cópia do Ofício encaminhado pelo parlamentar baiano:

 


Ilustríssimo Senhor Rui Costa, Secretário Chefe da Casa Civil do Governo da Bahia


Na noite desta quarta-feira, 06, destacamento da Polícia Militar da Bahia, sob o comando do tenente-coronel Josemar, comandante do 20º Batalhão de Paulo Afonso, praticamente invadiu a cidade de Santa Brígida realizando os mais recrimináveis abusos contra cidadãos de bem, sob pretexto de uma blitz policial.


O referido destacamento retornava de uma solenidade no município de Novo Triunfo, da qual participou o governador Jacques Wagner. Sem explicar a finalidade da presença na cidade, solicitou à Prefeitura ajuda em combustível, para, logo depois, praticar os atos repulsivos contra a população local.


Como fizeram questão de demonstrar suposta parceria com a Prefeitura, a população imediatamente identificou os abusos cometidos como se houvessem sido patrocinados pela prefeitura e pelo governo estadual, a quem a PM representa, o que terminou sendo objeto de pregação dos setores oposicionistas locais contra as duas instâncias de poder.


No sentido de resguardar a imagem do próprio governo do Estado, que, sei muito bem, não compactua com esses abusos que porventura sejam cometidos por policiais militares, solicito a Vossa Senhoria a mais rápida apuração sobre os acontecimentos, com a devida punição dos responsáveis.


Certo do pronto atendimento à solicitação acima exposta antecipo minha gratidão, colocando-me ao inteiro dispor de Vossa Senhora para mais esclarecimentos sobre o assunto.

Deputado Federal Josias Gomes

 

Redação: chorrochoonline.com

Fonte: Notícias do Sertão