Presidente da APLB Paulo Afonso detona Rui: "Atitude do governador é extremamente lamentável, repugnante"

17/07/2021 14:51

 

A professora Esmeralda Patriota, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação do Estado da Bahia, regional de Paulo Afonso  (APLB-BA) afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (15), que o retorno das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino está condicionado à imunização dos educadores contra a Covid-19.

“Lamentamos o anúncio do governador Rui Costa determinando, de forma arbitrária, o retorno das aulas presenciais sem o avanço da imunização entre os profissionais da educação para garantir maior segurança a todos que dependem da rede pública de ensino”, escreveu na postagem junto com o vídeo

Na noite da última terça-feira (13), o  governador Rui Costa (PT) anunciou o retorno das aulas de forma semipresenciais a partir do dia 26 de julho. No dia seguinte, Rui afirmou, em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, que os professores que não retornarem às salas de aula a partir do dia 26 de julho terão o salário cortado, além de ameaçar retirar o kit alimentação dos alunos que não comparecerem.

A atitude do governador revoltou Esmeralda APLB, classificando-a como repugnante: “A atitude do governador é extremamente lamentável, repugnante. Temos a nossa posição firme de que não podemos voltar sem o ambiente com segurança de acordo com os protocolos previstos. Ainda não tomamos a 2ª dose.

De acordo com a presidente, a categoria não pretende retornar, mesmo após as ameaças do governador: “Ameaçar retirar o kit alimentação de estudantes, de muitos que não têm quase nada, retirar sob isso?, vidas importam!, e não vamos recuar. Não voltaremos sem a imunização e o ambiente com todos os protocolos determinados pela Organização Mundial da Saúde no seu guia de protocolos. Não voltaremos.”

Nesta sexta feira, 16, a entidade representativa convocou todos os professores para uma Reunião, de forma remota, a partir das 10h, para discutir o assunto. “A APLB-Sindicato convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras em Educação do Estado da Bahia (Rede Estadual e Municipais) para participar da Reunião Ampliada da Educação que acontece nesta sexta (16/07), às 10h, de forma virtual, ao vivo, pelo canal do Youtube e Facebook da entidade.”

O objetivo é deliberar sobre a manutenção da decisão de retorno às aulas presenciais somente após a imunização da categoria, com a aplicação da 1ª e 2ª dose da vacina contra o coronavírus.