Troféu Destaque do ano 2021 Categoria Regional Delegado de Polícia Civil Dr Marco Bacelar

05/10/2021 20:52

O Delegado de Polícia Civil Marco Antônio de Jesus Bacelar é natural da cidade de Salvador/Bahia, ingressou no Colégio da Polícia Militar nas séries iniciais no ano de 1979, concluindo o Ensino Médio em 1987.

No ano seguinte (1988) foi aprovado em Concurso Público para ingresso na Polícia Militar da Bahia, iniciando sua carreira militar como Cadete. Finalizados os três anos de formação policial militar, foi no ano de 1990 declarado Aspirante a Oficial da Polícia Militar, equivalente à graduação em Segurança Pública. Ao longo dos mais de 15 anos nos quadros da Polícia Militar da Bahia, alcançou várias promoções: 2º Tenente, 1º Tenente e Capitão.

Na Polícia Militar, como primeira Unidade, trabalhou no 4º Batalhão da Polícia Militar sediado na cidade de Alagoinhas/BA, meses depois foi transferido para a 4ª Companhia do 4º BPM, na cidade de Paulo Afonso, unidade que foi transformada em 2ª Companhia Independente de Polícia Militar e finalmente no 20° Batalhão de Polícia Militar, sendo o então Tenente Bacelar um dos fundadores do atual 20° BPM.

Como última Unidade da Polícia Militar, atuou na 24ª Companhia Independente de Jacobina para depois de 15 anos ingressar na Polícia Civil da Bahia.

Na Policia Militar desempenhou diversas funções importantes: Comandante de Companhia, Subcomandante de Companhia Independente, Corregedor, Chefe de Unidade de Planejamento Operacional, Chefe do Setor de Pessoal, Presidente de Comissão de Licitação, Coordenador dos Cursos de Formação de Sargentos e Soldados, além de Instrutor de várias disciplinas, dentre outras funções.

Na sua formação acadêmica, possui três cursos superiores e uma especialização: Bacharel em Segurança Publica pela Academia de Polícia Militar da Bahia (1990); Bacharel em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (1997), Licenciado em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – Cesvasf de Belém do São Francisco/PE (2008) e Especialista em Direito Educacional pela Universidade Tiradentes – Unit de Aracaju/SE (2007).

Aprovado no ano de 2006 em 1º lugar em Concurso Público para o cargo de Professor de Português no Estado da Bahia, não assumiu o cargo, mas exerceu o magistério em escolas de Educação Básica nos municípios de Paulo Afonso e Glória.

Como professor universitário, lecionou no Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – Cesvasf, no Campus de Petrolândia/PE (2009); na então Fasete, atual Unirios (Centro Universitário do Rio São Francisco) em Paulo Afonso/BA no período de (2010 a 2016); e na Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – Facesf em Belém do São Francisco/PE, por 12 anos (2009 a 2021).

No Cesvasf foi professor do Curso de Letras e Matemática; na Fasete e na Facesf lecionou no Curso de Direito, nas Cadeiras de Direito Processual Penal, História do Direito e Português.

Após 15 anos nos quadros da Polícia Militar foi aprovado em Concurso Público para o cargo de Delegado de Polícia Civil do Estado da Bahia, sendo nomeado no ano de 2004 para o Cargo de Delegado de Polícia Classe 3.

Durante os 17 anos na Polícia Civil foi reconhecido profissionalmente com diversas promoções, por merecimento, às demais classes do cargo de Delegado de Polícia: Classe 2, Classe 1, até atingir o último nível na Corporação com a promoção ao cargo de Delegado de Polícia Classe Especial.

Na Polícia Civil exerceu as funções de Delegado de Polícia Comissionado nas cidades de Glória (1993-1994/1997-2000) e Santa Brígida (2001-2002).

Após nomeação como Delegado de Polícia de Carreira, foi Titular da Delegacia de Chorrochó (2004), Macururé (2004-2006) e Glória (2006 até os dias atuais).

Atualmente exerce as suas atividades como Delegado de Polícia Titular de Glória e Substituto de Macururé.

A sua trajetória profissional sempre foi marcada pelo combate forte à criminalidade, defesa das classes minoritárias, bem como pelo trabalho comunitário. O grande desafio do momento foi o retorno à cidade de Macururé depois de 15 anos, onde tem buscado a pacificação dos conflitos sociais, satisfazer os anseios da comunidade local, propiciando aos munícipes a paz social tão almejada.

Natural de Salvador, mas vivendo em Paulo Afonso há mais de 30 anos, foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Pauloafonsino, concedido pela Câmara Municipal de Paulo Afonso e Cidadão Gloriense, concedido pela Câmara de Vereadores do município de Glória, honrarias que muito lhe orgulha.

 O Delegado Bacelar afirmou: “Ser escolhido como Delegado de Polícia Destaque no ano 2021, demostra o carinho e respeito que a população tem pelo trabalho desempenhado em toda a nossa trajetória profissional”.

Continua o homenageado: “Graças a Deus e como o apoio incondicional da nossa família e dos amigos, enquanto tiver forças e rogando pela proteção divina, seguiremos firmes na missão de proteger a Sociedade e no Compromisso de Bem Servir. Obrigado a todos pelo carinho e reconhecimento”.